segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Como não sofrer

Hoje vou falar em como aprendi a não sofrer.
Engraçado que muita gente acha isso impossível, descobri que não é.
Basta ter algumas atitudes básicas.
1ª por que estou sofrendo ? 
Saber o motivo é o primeiro passo, sofro por algo ou por alguém ? 
2ª depende de quem mudar isso que esta me fazendo sofrer ?
Conheço varias pessoas que reclamam de tudo, do emprego (que esta ha. 10 anos) dos filhos, do marido, do cachorro, da empregada, do papagaio,etc...
Você saber que pode mudar o que esta te fazendo sofrer, é fundamental para parar de sofrer, tomar uma atitude e resolver os problemas que você insiste em empurrar pra debaixo do tapete. Ou simplesmente mudar seu modo de ver o problema. Se você trabalha a dez anos no mesmo emprego e só reclama, então o errado é você e não o emprego, se não puder mudar de emprego, pense nele como alguém que coloca comida em sua mesa a 10 anos, seja agradecido, abençoa o seu emprego que pagou quantos remédios para seus filhos. Que pagou a conta da água, da luz etc.
Seus filhos são projetos seus, se estão fora do que você projetou, cabe a você mudar o projeto,  as vezes as suas reclamações é que fazem deles o que são. Impor seu lugar de líder, e perceber que quando você reclama de tudo, seus pequenos projetos vão ter esta visão da vida. Não podemos mudar o mundo, só podemos mudar nós mesmos. E com muita dificuldade, porque, nos apegamos aos nosso defeitos, muito mais que em nossas qualidades. Se o casamento não esta bom, tome uma atitude, fale do que esta sentindo, mais sem reclamar, chame o seu parceiro para uma conversa e fale simplesmente, "não estou feliz assim, o que podemos fazer para mudarmos isso ?" Não delegue culpas, porque se analisarmos friamente, as maiores cairão sobre nos mesmo.
3ª Aceitar que não posso mudar o que me faz sofrer.
A partir do momento em que aceitamos as coisas que não podemos mudar, o sofrimento diminui e as tristezas vão embora. Saiba como colocar ponto final nas coisas, de que adianta sofrer por algo que não tem volta ? Nosso tempo é precioso. Acho que não tem dor maior que perder alguém que amamos, mais depois que perdemos temos que aceitar a perda, porque nada, mais absolutamente nada que fizermos ira trazer a pessoa de volta. Dizer adeus é difícil, mais é o primeiro passo para o sofrimento ir embora e restar apenas saudade.
4ª Ter sabedoria e coragem para colocar os outros 3 itens na ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário